Auditoria de Cobrança em Faturas
Em uma Empresa de grande porte do ramo de logística (pertencente ao grupo das 500 maiores do Brasil pela revista Exame), aplicamos nosso trabalho de auditoria em suas contas de telefonia móvel. O valor gasto do Grupo era de aprox. R$200 mil mensais devido ao grande número de celulares contratados. Ao tarifarmos os valores cobrados nas últimas contas do cliente, identificamos que aproximadamente 18% dos valores faturados pela operadora eram indevidos, ou seja, os valores cobrados eram maiores do que os contratados. Com o nosso sistema, identificamos e reprocessamos os valores cobrados pela operadora retroativos há dois anos, contestando um valor aproximado de R$300 mil, ressarcidos ao cliente em forma de créditos em contas telefônicas futuras. “O interessante deste trabalho foi recuperarmos um valor que já havia sido gasto pela empresa e que não contávamos mais com ele, por isso contratamos este serviço, já que não tínhamos custos com a sua aquisição em caso da operadora não ter o que ressarcir”, comenta o diretor financeiro da empresa. ” Nunca imaginei que algum sistema pudesse levantar esses valores de uma forma tão precisa, fazendo com que as operadoras não tenham argumentos para negar o seu erro. Além disso, o sistema nos permitiu identificar linhas sem utilização nas últimas faturas, possibilitando-nos suspender ou até mesmo cancelar as mesmas, gerando uma economia maior ainda”, complementa.
Elaboração de Relatórios Gerenciais para Gestão de Custos em Telefonia
Em um de nossos clientes do ramo industrial (pertencente ao grupo das 500 maiores do Brasil pela revista Exame), conseguimos reduzir as contas de telefonia fixa e móvel mensais em aproximadamente 22%. Isso foi possível através da criação de relatórios analíticos, onde o administrador da área teve acesso a dados para analisar o potencial de redução de custos e tomar ações a fim de atingir os objetivos da Empresa. O sistema também permitiu a realização de um controle minucioso sobre os ativos de TI, possibilitando a realização de manutenções periódicas, atualizações e controles diversos, proporcionando maior vida útil aos equipamentos (Smartphones, Impressoras e Notebooks). Os ganhos anuais com este processo chegaram a aproximadamente R$500 mil.” Estes relatórios fizeram com que tivéssemos uma ampla visão de nossos gastos com TI e Telecom na Empresa, o que representa um alto valor em nossos custos totais. Com ele, a nossa gestão sobre estes gastos ficou completa”, afirma o gerente contábil da Empresa.
Estratégias para Contratação de Planos e Serviços
Em um de nossos clientes do ramo de fabricação de alimentos (pertencente ao grupo das 500 maiores do Brasil pela revista Exame), elaboramos uma estratégia para renegociação de valores de telefonia fixa e móvel. A operadora iria conceder uma redução de 20% no valor dos pacotes de telefonia móvel, e uma redução de 10% nos valores de telefonia fixa conforme um mínimo de consumo mensal exigido. A princípio parecia uma boa negociação, mas com as informações em banco de dados, conseguimos levantar que, para telefonia móvel, o histórico de consumo nos permitia fazer um dowgrade de plano, possibilitando um desconto adicional de 18% na proposta já recebida. Para telefonia fixa, identificamos que o consumo mínimo exigido não seria atendido e, desta forma, identificou-se um novo fornecedor com os mesmos valores propostos, porém sem a exigência de um consumo mínimo mensal “Antes de contratar os serviços da Alditel, achávamos que o desconto concedido pela operadora era o que precisávamos para reduzir nossos custos com telefonia. Somente com este trabalho identificamos que há necessidade de se analisar o perfil de consumo da Empresa antes de se comprometer com volumes e valores que teremos que manter durante um contrato longo”, comenta o gerente de Tecnologia da Informação da empresa.